Ícone Comunidade
->Olimpíada de Algoritmos chega ao fim com sucesso e expectativa
voltar
A primeira edição da Olimpíada de Algoritmos da Hostnet chegou ao final no dia 03 com a premiação dos vencedores. Arnour Sabino de Souza Junior, Hugo Cezar Gomes Crisostomo e Rafael Kaustchr Garcia de Oliveira representaram a Escola Técnica Estadual República, mais conhecida como Faetec de Quintino, e ganharam a competição. A iniciativa recebeu elogios de todos os professores envolvidos e gerou um novo estímulo para o estudo da disciplina Algoritmos nas escolas.

A professora Martha Gavazza, da escola vencedora, acredita que "o interesse dos alunos gera um ciclo virtuoso, pois eles influenciam os estudantes de séries anteriores e criam a expectativa pela próxima edição". Marcelo de Oliveira, professor do Colégio Santa Maria, contou que "a visão da turma sobre algoritmos mudou com a Olimpíada. Eles mesmos pediram mais exercícios e isso refletiu no rendimento em outras disciplinas porque Algoritmos ensina o aluno a pensar, a raciocinar". Já o professor André Castro, do Colégio Lemos de Castro, apontou que "os alunos que participaram da Olimpíada estão contagiando os outros. Acho que teremos alunos ainda mais interessados em estudar Algoritmos".

Os quinze finalistas selecionados após a primeira prova fizeram um segundo exame no dia 03. A correção ficou por conta de funcionários da Hostnet e o resultado final foi anunciado pelo diretor de Marketing, Kauê Linden. O evento, que contou ainda com a presença de Jon Maddog Hall, aconteceu durante o V Fórum de Software Livre do Rio de Janeiro.

Para a Hostnet, a idéia valeu a pena. "Foi um trabalho divertido e estimulante, já que estamos ajudando a expandir o conhecimento. A experiência foi compensadora e o mais importante é que alcançamos nosso objetivo. Identificamos alunos dedicados e vamos dar a eles condições de se desenvolverem profissionalmente, enquanto investimos em seu talento", avaliou Kauê Linden.

O segundo lugar ficou com o Cefet - Centro Técnico de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, para os alunos Alexandre Pereira Pimentel, Bruna de Barros Xavier Santos e Bruno Souza da Costa. Diego Fernando Freitas Lima dos Santos, Hugo Domiciano Cupti Madeira e Vinícius Moraes de Araújo ficaram em terceiro representando o Colégio Lemos de Castro.

Já Marcelo Vieira Veloso Nunes, Roberto Pereira da Costa e Romulo Costa Tavares garantiram o quarto lugar para a Escola Técnica Estadual de Santa Cruz, também da rede Faetec. Em quinto, ficou o Colégio Santa Maria, com os alunos Luan Faria Loureiro, Paulo Victor Simões de Freitas e Yuri Fernandes de Almeida.

Os finalistas superaram mais de 700 alunos que, excendendo a expectativa inicial da Hostnet, participaram da primeira fase da Olimpíada de Algoritmos e garantiram diversos prêmios. Todos os quinze foram convidados a trabalhar na empresa. As três melhores equipes ganharam troféus para a escola e a equipe que ficou em primeiro lugar ainda levou notebooks, domínio .com e bolsas integrais em vários cursos, oferecidas pelos parceiros da empreitada.

Links relacionados:

- iLearn - www.ilearn.com.br

- iPED - www.iped.com.br

- Instituto Infnet - www.infnet.com.br

- Revista Www.com.br - www.revistaw.com.br

- ABRASOL - www.abrasol.org.br