Ícone Comunidade
->Fórum de Software Livre do Rio de Janeiro cresce com apoio da Hostnet
voltar

O Rio de Janeiro recebeu a quinta edição do Fórum de Software Livre entre os dias 3 e 6 de outubro e a Hostnet fez parte da organização do evento. O público foi o dobro do ano passado, com quase mil visitantes, e a programação foi dividida entre participantes interessados em fazer negócios e em conhecer mais sobre programas criados com Software Livre, além da filosofia que envolve a cultura do código aberto.

O grande destaque foi a presença de Jon "Maddog" Hall, fundador do Linux International, instituto que se dedica a dar consultoria e promover o Software Livre em todo o mundo. Ele falou sobre as possibilidades da tecnologia e as chances criadas pelo Software Livre. “Maddog” ainda participou da entrega dos prêmios aos vencedores da primeira Olimpíada de Algoritmos da Hostnet (leia mais aqui).

O diretor de Marketing da Hostnet, Kauê Linden, apresentou a primeira palestra do evento na sala voltada para Tecnologia. Com o tema Independência Tecnológica, o executivo mostrou o papel que o Software Livre pode e deve ocupar no esforço de desenvolvimento do Brasil. Ele considerou o país “colonizado digitalmente” e indicou que a saída é apostar nos talentos brasileiros com educação e oportunidades.

No segundo dia, o executivo falou sobre “Como ganhar Dinheiro com Software Livre”. No debate, apoiou a formação de estudantes de escolas técnicas habilitados a lidar com Software Livre e a importância de criar uma proteção tributária aos setores que geram tecnologia e empregam no país em detrimento de empresas estrangeiras que oferecem serviços sem dar qualquer contrapartida.

Nos dias 05 e 06/10, o Fórum sediou Mini-Cursos e palestras técnicas no campus da Urca da Unirio. O Fórum foi encerrado com muita animação em uma festa no Campus que teve projeção de imagens, música de artistas adeptos de licenças livres e DJs que apóiam o movimento.

Saiba como foi o V Fórum de Software Livre do Rio de Janeiro em www.forumsoftwarelivre.org.br.

Links Relacionados

V Fórum de Software Livre do Rio de Janeiro
www.forumsoftwarelivre.org.br.

Linux International
www.li.org

Hostnet
www.hostnet.com.br

Olimpíada de Algoritmos da Hostnet
www.hostnet.com.br/oah

UNIRIO
www.unirio.br