Ícone Comunidade
->Hostnet anuncia resultado da primeira fase da Olimpíada de Algoritmos
voltar

Cinco escolas concorrerão na etapa final da Olimpíada de Algoritmos da Hostnet. São elas: o Colégio Santa Maria, de São João de Meriti; a Escola Técnica Estadual República (Faetec de Quintino); o Colégio Lemos de Castro, em Madureira; o CEFET, no Maracanã; e a Escola Técnica Estadual de Santa Cruz. Três alunos de cada escola foram indicados por seus professores para ter a prova corrigida por profissionais da Hostnet e, em 3 de outubro, formarão um time para disputar a segunda fase da competição durante o V Fórum de Software Livre do Rio de Janeiro.

Todos os participantes ganharam kits, bolsas de estudo online do site iPed e hospedagem por um ano na Hostnet. Os finalistas ainda terão domínios .COM de graça e assinaturas de revista. Os quinze serão convidados a estagiar na Hostnet. Os estudantes que conquistarem a melhor posição ainda ganharão notebooks, bolsas de estudo no centro iLearn, no instituto Infnet e no curso iPed e levarão medalhas e troféus.

Entre as finalistas, três escolas fazem parte da rede pública estadual. Apenas uma fica fora da capital. 

A chance de estagiar na terceira maior empresa de hospedagem de sites do Brasil, os prêmios, a busca pelo reconhecimento ou mesmo a oportunidade de testar o próprio desempenho levaram mais de 700 estudantes de 22 escolas técnicas do Rio de Janeiro a responderem às questões da primeira prova da Olimpíada de Algoritmos da Hostnet na última sexta-feira, 14 de setembro. O exame foi aplicado nas próprias escolas, sob supervisão de professores e monitores.

João Quadros, professor do Cefet do Maracanã, lembra outra razão para o interesse dos alunos. "Tivemos uma ótima resposta ainda mais se tratando de um evento que não dará nota. Além dos estímulos individuais, a Olimpíada é boa para a escola ser valorizada. Muitos alunos estão empenhados por causa do espírito da escola", acrescentou.

"Em duas semanas estudando algoritmos intensivamente por causa da Olimpíada, eles aprenderam mais do que no semestre inteiro. Alguns, que se mostravam sem estímulo, conseguiram mostrar o contrário e possivelmente vão estar na final do evento. Me arrepiei ao ver um aluno que não queria nada com a disciplina e hoje está entre os melhores", contou Eduardo Pereira, professor do Colégio de Aplicação José de Souza Herdy, da UnigranRio.

Links relacionados:

- iLearn - www.ilearn.com.br

- iPED - www.iped.com.br

- Instituto Infnet - www.infnet.com.br

- Revista Www.com.br - www.revistaw.com.br

- ABRASOL - www.abrasol.org.br