Ícone Comunidade
->Hostnet visita Piraí e mostra “Artista de Rua” ao Ministro da Cultura
voltar


Para acompanhar as novas idéias sobre inclusão digital, a Hostnet esteve em Piraí, na região Sul do estado do Rio, em 10 de setembro e conheceu o projeto “Piraí Digital”. A cidade, a 90Km do Rio de Janeiro, sedia o projeto-modelo no quesito "conectividade". A equipe de Marketing da empresa aproveitou a ocasião para conversar com o Ministro da Cultura Gilberto Gil, que também visitava o município e participou do lançamento de um programa governamental.

Os representantes da Hostnet falaram com o ministro e cantor sobre o projeto Artista de Rua, que leva para a internet, com direito a domínio .com, performances de pessoas que se apresentam nas calçadas brasileiras. "Excelente idéia! É de iniciativas como essa que o Brasil precisa para divulgar nossa cultura", afirmou Gil, que ganhou uma camiseta igual à vestida pelos Artistas de Rua durante seus shows públicos.

O programa de Piraí foi implantado pelo ex-prefeito da cidade e atual vice-governador do estado Luiz Fernando Pezão e oferece aos moradores acesso gratuito à internet através de banda larga, por cabo e wi-fi. O projeto existe há três anos no município fluminense e já ganhou sete prêmios nacionais e internacionais. Ele é reconhecido não só por seu alcance e modelo de gestão, mas pelo baixo custo de implantação. Toda a infra-estrutura, sempre baseada em Software Livre e que envolveu também capacitação de agentes locais, custou cerca de R$ 700 mil.

No mesmo dia, Gilberto Gil subiu ao palco montado na cidade, que tem pouco mais de 24 mil habitantes, e mostrou parte do seu show Banda Larga, que já rodou por cidades com milhões de habitantes na Europa e no Brasil. O tema do show foi "Banda larga, inclusão digital, o futuro".

O enredo, de certo modo futurista e a maneira como Gil mergulhou de corpo e alma no mote da inclusão digital são coerentes com sua biografia. "Eu tenho a impressão de que isso vem da minha compreensão sobre a nossa presença no mundo. Eu vejo a civilização como um impulso em direção a mais saber, melhor fazer e melhor viver. Vem daí o meu interesse pela arte e pela tecnociência que, se não dominaram, pelo menos ocuparam um grande espaço no meu território criativo musical", contou Gil, compositor de canções como “Cérebro eletrônico”, “Expresso 2222” e “Pela internet”, além do CD “Quanta”, também ligado ao tema.

"Fomos a Piraí para visitar o Programa de Inclusão Digital, que nos interessa muito, ao MinC e a todo o Governo Federal, pelo caráter exemplar, pioneiro e referencial que tem e pelas características técnicas especiais que ilustram a capacidade criativa da municipalidade, a boa aplicação do conceito de desenvolvimento local e outros traços positivos que caracterizam o programa. O show foi um complemento desta programação, já que a sua temática diz respeito a tudo isso", completou o ministro.