Ícone Comunidade
->Proteção de dados digitais é tema de Workshop no Rio
voltar

Proteger arquivos, evitar espionagem e garantir a Segurança da Informação não é privilégio de grandes empresas que guardam sigilo industrial. Com a proliferação de vírus e outros ataques digitais, senhas e informações pessoais também são vítimas de internautas mal intencionados. O III SegInfo, Workshop de Segurança da Informação, reuniu nos dias 27 e 28 de agosto estudiosos da área e empresários de tecnologia para debater novas tendências na defesa do usuário contra estes ataques no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no campus do Fundão.

Não precisa ser especialista para gostar do assunto. Criado por pesquisadores da Segurança da Informação e empresas que trabalham com o problema, o SegInfo mostrou as novidades do setor: desde novos ataques até as mais recentes formas de proteção. Foram apresentados estudos de casos e análises dos programas disponíveis atualmente para defender dados e avaliar o impacto das pragas tecnológicas na sociedade. O evento ocorreu juntamente com o Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e em Sistemas Computacionais.

Um dos destaques da programação foi a denúncia de Clóvis Torres Fernandes sobre a insegurança das urnas eletrônicas com base em pesquisa realizada em Alagoas durante as eleições presidenciais de 2006, que gerou muito debate.

A Hostnet, empresa de hospedagem de sites e registro de domínios com seis anos de experiência no mercado, pela primeira vez apoiou o projeto. Em um estande no encontro, a empresa cadastrou interessados em trabalhar na Hostnet e apresentou soluções em tecnologia. Seus clientes têm hospedagem segura, com páginas HTTPS para o tráfego de dados sigilosos. Empenhada em desenvolver tecnologia nacional, a empresa busca os melhores profissionais no mercado.  

O evento foi organizado por profissionais ligados ao Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e teve, além das palestras, mini-cursos direcionados para vários públicos. Para saber mais informações sobre o evento, visite http://www.seginfo.ufrj.br/index.htm.