Ícone Comunidade
->Escolas se preparam para a Olimpíada de Algoritmos da Hostnet
voltar

Faltam duas semanas para o fim do prazo de inscrições de escolas na primeira Olimpíada de Algoritmos da Hostnet (OAH) e, no Rio de Janeiro, as escolas intensificam a preparação dos alunos para competirem. No Orkut, a comunidade do evento começa a deslanchar e cada vez mais escolas estão convocando a Hostnet para divulgar a OAH. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato com a organização da Olimpíada pelo e-mail oah@hostnet.com.br até 6 de setembro. Algoritmos são seqüências de instruções matemáticas que constituem um processo para concluir uma tarefa. Estas expressões são fundamentais para o desenvolvimento de programas de computador e a Olimpíada foi criada para incentivar o estudo da disciplina.

Nove escolas já foram visitadas pela equipe de Marketing da Hostnet. Durante as visitas, Kauê Linden, que comanda o setor, apresenta as regras da Olimpíada, fala da importância dos algoritmos e anuncia os prêmios que estão em disputa. A empolgação tem marcado o clima desses encontros. O CETEP de Três Rios, escola técnica que faz parte da rede estadual, criou exercícios extras sobre algoritmos e marcou aulas para reforçar a preparação.

"Queremos ficar, pelo menos, entre os finalistas, mas vamos concorrer para chegar em primeiro", contou a professora Aline Miranda, do CETEP de Três Rios, que atua como coordenadora da escola na OAH. Quase cem alunos da instituição assistiram à apresentação de Kauê. "Era esse entusiasmo pela matéria que queríamos ver quando criamos a competição", elogiou Kauê.

Para competir na Olimpíada, basta estar cursando o Ensino Médio (pode ser técnico ou regular) em uma escola que ofereça a disciplina em sua grade curricular. O cadastro é feito na própria escola, que entra em contato com a organização da OAH e inscreve os alunos pela internet. Para entrar na comunidade da OAH no Orkut, acesse http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37603753.

A iniciativa da Olimpíada de Algoritmos é da Hostnet, empresa de hospedagem de sites e registro de domínios, que apóia o desenvolvimento de software livre e investe no desenvolvimento de tecnologia brasileira. A maior parte das funcionalidades oferecidas pela empresa a seus clientes foi desenvolvida por programadores da própria Hostnet. A OAH conta ainda com o apoio do iPed (Instituto Politécnico de Ensino à Distância), do iLearn (Centro de Treinamento em desenvolvimento para a internet), do Instituto Infnet, da Abrasol (Associação Brasileira de Software Livre) e da revista Www.com.br.

Na página da Olimpíada de Algoritmos da Hostnet, você encontra o Regulamento, a relação de prêmios e mais informações sobre a competição. Visite http://oah.hostnet.com.br. para saber mais sobre a Hostnet, vá até a Sala de Imprensa da empresa em http://www.hostnet.com.br/imprensa.php.