Ícone Comunidade
->Hostnet promove a 1ª Olimpíada de Algoritmos nas escolas
voltar

A Hostnet vai realizar a primeira Olimpíada de Algoritmos intercolegial a começar pelo estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma competição em parceria com outras empresas e com escolas do Ensino Médio que tenham a disciplina “Algoritmos” em seu currículo. Com a iniciativa inédita, a Hostnet espera identificar talentos e aumentar o interesse do aluno pela matéria com uma disputa saudável e criativa, integrando escolas, estimulando a competição e motivando os alunos.

A competição será dividida em duas fases. Na primeira, os alunos disputam individualmente na própria escola, respondendo provas de Algoritmos com um tempo determinado. Um grupo com as melhores notas da escola será selecionado e determinará a média de sua instituição. Apenas as cinco melhores escolas participarão da segunda etapa, sendo representadas por sua principal equipe. Em ambas as fases, os alunos deverão resolver as questões usando apenas papel e caneta. A segunda etapa acontecerá no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, durante o Fórum de Software Livre.

Algoritmos são seqüências finitas e não ambíguas de instruções computáveis para solucionar um problema. Estão presentes em tarefas cotidianas, como em receitas culinárias, mas também são fundamentais para o desenvolvimento de programas de computador.

Segundo Kauê Linden, diretor de Marketing da Hostnet, a Olimpíada tem como objetivo identificar talentos e aumentar o interesse do aluno pela matéria com uma disputa saudável e criativa, que vai integrar escolas e motivar os alunos. “Esta é a primeira de muitas outras que virão e, em outras edições, o desafio será em todo o Brasil”, adianta Kauê.

Além dos certificados de participação com kits da Hostnet, as melhores equipes serão contempladas com medalhas e um troféu para a escola. Os alunos que mais se destacarem ainda vão ganhar uma proposta de bolsa de estágio na Hostnet, três notebooks e prêmios de outros parceiros.

A iLearn, empresa de treinamento em TI; a Infnet, centro educacional de Tecnologia da Informação do Rio de Janeiro; o iPE, Instituto Politécnico de Ensino à Distância; além da revista WWW e a ABRASOL, Associação Brasileira de Software Livre estão apoiando esta iniciativa.

O regulamento, bem como outras informações como datas e como inscrever sua escola, podem ser encontrados no endereço http://oah.hostnet.com.br/

Links relacionados:

- iLearn - www.ilearn.com.br

- iPED - www.iped.com.br

- Instituto Infnet - www.infnet.com.br

- Revista Www.com.br - www.revistaw.com.br

- ABRASOL - www.abrasol.org.br