Ícone Comunidade
-> Conheça a Optiglobe, o datacenter da Hostnet voltar

Hostnet convidou diversos especialistas da área para conhecer o datacenter Optiglobe no Rio de Janeiro, lugar escolhido para as operações da Hostnet.

Hoje nenhuma empresa de hospedagem no Brasil conta com uma estrutura a nível do datacenter Optiglobe para seus clientes, a Hostnet é o único provedor de hosting dentro da Optiglobe, e conta com uma estrutura sem igual no Brasil.

Como não é possível levar todos os nossos clientes até o datacenter, nesta página você vai conhecer parte da estrutura por trás da Hostnet.

A área ocupada pela HostNet é uma das maiores dentro do datacenter, em um “cage” dedicado e trancado com chaves magnéticas. Antes de passar para essa área gradeada a HostNet ocupava uma sala fechada e mantinha um funcionário full time, agora com o novo KVM que pode ser acessado remotamente, a equipe de manutenção não precisa mais ficar fisicamente na Optiglobe, como acontecia nas madrugadas frias.

A Palavra chave por trás da OptiGlobe, e a razão fundamental para a HostNet tê-la escolhido como parceira, é Redundância. Em ambientes críticos, redundância é fundamental para garantir uma operação ininterrupta. A localização em Vargem Grande tem um motivo: são duas subestações elétricas diferentes, com fontes diferentes, que cruzam o Rio de Janeiro naquele ponto.

As manutenções são periódicas e rotineiras. Enquanto estávamos preparando este material, um dos geradores acima foi ligado para manutenção e testes, e nosso guia nos mostrou todo o tempo gasto para, após um blackout geral, colocar os geradores operando com força total: apenas 2 minutos.

A carga dos nobreaks, de uma hora aproximadamente, dá uma boa folga para operar os gigantescos geradores se houver uma necessidade real.

Se faltar energia por uma subestação, a outra está preparada para suprir a demanda. Se ainda sim houver um blackout, os nobreaks centralizados da OptiGlobe são capazes de manter a operação “realtime” por mais uma hora, tempo mais que suficiente para os imensos geradores Caterpillar (dois, sempre redundantes) entrarem em operação, com seus reservatórios de quase 200 mil litros de óleo diesel que vão garantir a operação por um longo período, se for necessário.

Para suprir o sinal de internet todas as operadoras montaram suas estações lá, assim há um mix de links para atender seus clientes, entre eles a HostNet.

Outra coisa impressionante é o circuito de água gelada para os equipamentos de ar condicionado. A rede é imensa, os aparelhos mantêm o datacenter inteiro a 22 graus centígrados sendo alimentados por água gelada, resfriada em um equipamento externo e armazenada em tanques térmicos de alta capacidade.

Apesar de toda essa estrutura de primeiro mundo, a Hostnet tem planos de hospedagem a partir de R$9,90 mensais. Isto é possível porque desenvolvemos um modelo de hospedagem diferente, baseado em clusters. Ao invés de ter um único servidor com todas as aplicações para um grupo de clientes, optou-se por especializar grupos de servidores para certas tarefas. Assim, há um cluster de servidores só para e-mails (mailbox em um cluster, SMTP em outro), outros só para auditoria (IMD), outros só para banco de dados. Esse modelo permite expandir os servidores, ou melhor, os clusters de servidores, à medida que seja necessário sem afetar os serviços existentes ou o funcionamento dos sites que já estão operando.

Para hospedagem há grupos de servidores especializados em HTML puro, outros para Perl e outros para PHP, ASP, etc. Com esse desenho, todo o hardware e software é otimizado para obter o melhor desempenho possível dentro daquele serviço específico possibilitando a Hostner ter preços super atraentes.

* Leia no FórumPCs o artigo completo sobre a visita ao datacenter da Hostnet, clicando aqui.